Edifício SL 2401 / CMS Arquitectas

Edifício SL 2401 / CMS Arquitectas - Mais Imagens+ 23

  • Colaboradores: Carolina Crivello
  • Cálculo Estrutural: Raúl Zamboni
  • Empresa Construtora: Ciclar S.R.L.
  • Condução Técnica: Arq. Ciro Di Mauro
  • Arquitetas: Chiatello Diana, Matiasevich Paula, Spinetta Melina
  • Cidade: Rosário
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de Walter Salcedo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um lote peculiar, numa esquina de dimensões delimitadas, determinou o esquema da distribuição do projeto: ambientes principais em relação direta com a rua, na orientação Norte e Leste, e a unidade de serviços (circulação vertical e áreas molhadas) sobre a empena. O terreno é ocupado em sua totalidade e gera um plano de fachada que excede a linha de edificação de 1,20 metros permitidos em quase todo o perímetro do lote.

Cortesía de Walter Salcedo

A repetição da planta tipo está marcada pela utilização do recurso da trama na qual estão as varandas dos apartamentos. Este elemento, composto por lajes e colunas intercaladas de concreto armado aparente, caracteriza e identifica formalmente o edifício e consolida a esquina ao recompor em altura o ângulo reto do encontro entre as ruas. A trama construída em balanço está sustentada, em sua parte posterior, pela malha estrutural interior formada por partições e vigas que compõem a estrutura portante de todo o conjunto.

Cortesía de Walter Salcedo

O primeiro pavimento - destinado à escritórios - é um espaço de transição entre o térreo e a trama superposta das varandas. Este pavimento é recortado na esquina, criando um espaço de pé-direito duplo que concede a escala urbana da entrada.

Cortesía de Walter Salcedo

Neste projeto, a diferença está presente na espacialidade do térreo, tirando partido da planta livre, é criada uma continuidade visual entre o interior do edifício e o espaço público. A utilização em todo seu perímetro de uma trama aberta de perfis metálicos fecha fisicamente o térreo, embora não visualmente.

Cortesía de CMS Arquitectas

Entre o hall de entrada e o estacionamento não existem limites físicos, aproveita-se a continuidade espacial possibilitada pela planta livre. O limite surge apenas no hall que está elevado há alguns centímetros e é revestido com um material de acabamento brilhante como o granito negro em contraposição à opacidade do azulejo cinza no piso. Além disso, o forro suspendido abaixo do nível do teto está em contraposição à rusticidade da laje de concreto aparente.

Plantas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:-

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício SL 2401 / CMS Arquitectas" [Edificio SL 2401 / CMS Arquitectas] 28 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-116515/edificio-sl-2401-slash-cms-arquitectas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.