Escola Infantil em Vereda / Rueda Pizarro Arquitectos

Escola Infantil em Vereda / Rueda Pizarro Arquitectos - Mais Imagens+ 14

Leganés, Espanha
© Miguel de Guzmán

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensar em uma creche envolve atender a uma complexa dualidade de escalas. E envolve criar um espeço onde coexistem diferentes percepções: professores e crianças que estão desenvolvendo suas habilidades cognitivas. Portanto, poucos edifícios tem a capacidade de ser espaços de formação.

© Miguel de Guzmán

O paralelo com o famoso romance "Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carroll é facilmente percebido. Somos transportados a um mundo de sentimentos mistos em que a imaginação e a realidade se fundem, onde trabalho e diversão se combinam. Um mundo de sensações, experiências, mudanças de escala e cores é percebido pelos olhos das crianças. A proximidade entre elas e os adultos torna necessário o uso de escalas diferentes para cada um deles. Porém, não é apenas a escala que se adapta,  mas também a percepção espacial. Por isso, consideramos essencial pensar a partir de dentro do edifício. Primeiramente, o espaço central funciona como um espaço público coberto de onde se acessa todas as salas de aula. É um espaço suave, fluido, com elementos que fortalecem a percepção visual e tátil: o pátio circular, que conecta o interior com o exterior; as profundas claraboias com mais de dois metros de altura que introduzem um mundo de cores; o acesso às salas de aula com divisórias dobráveis e janelas profundas que permitem a entrada das crianças. Estes são alguns recursos que realçam o espaço tátil, em complemento ao espaço visual.

© Miguel de Guzmán

Não existem desníveis no projeto e optamos pela figura circular em que prevalece um espaço concebido topologicamente. Esta decisão também permitiu adaptar a área necessária à um terreno triangular de difícil implantação. Isto também se tornou um fator importante para resolver a má orientação, com a escola projetando sombra sobre seu próprio playground. Para resolver isto, locamos o playground sobre o deck, em uma porção ensolarada do terreno. O acesso se torna uma brincadeira que introduz as crianças através de uma passagem vertical que sobe suavemente, uma rampa ao longo do perímetro do cilindro que abriga as instalações da escola. 

© Miguel de Guzmán

A disposição do programa interno atende a critérios de circulação e orientação. As salas de aula se localizam na porção sudeste, buscando maior incidência solar. A administração, escritórios e instalações se localizam a noroeste, com acessos independentes. O principal espaço é o grande hall central, um espaço de  encontro coberto que possui acesso direto às salas de aula.

Planta do térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Leganés, Madri

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Infantil em Vereda / Rueda Pizarro Arquitectos" [Infant School Student In Vereda / Rueda Pizarro Arquitectos] 01 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-111424/escola-infantil-em-vereda-slash-rueda-pizarro-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.