Plano Diretor para a região Sul de Bordeaux / OMA

Para acomodar a expansão da rede de bondes elétricos, La Fabrique Métropolitaine da Comunidade Urbana de Bordeaux contratou o escritório OMA para planejar o desenvolvimento do novo distrito sul da cidade. Nos próximos cinco anos o plano diretor regenerará os bairros de Bègles e Villenave d'Ornon através de novas conexões com a estação central de Bordeaux que catalizarão o potencial de crescimento urbano e a qualidade dos espaços públicos.

Este projeto faz parte da nova identidade para a "Porte Sud de Bordeaux" e é a continuação dos recentes e intensos trabalhos do OMA na cidade, já que o escritório tem trabalhado desde 2010 em um plano diretor para 50 mil novas habitações nesta mesma cidade.

Mais sobre o masterplan do OMA após o intervalo...

Cortesia de OMA

Clement Blanchet, sócio que lidera os trabalhos em Bordeaux, comentou: "Encaramos a expansão da rede de bondes como uma oportunidade para reconstruir esta parte da cidade, gerando uma condicionante linear que permite a possibilidade de definir uma paisagem rápida e outra mais lenta. Deslocando a linha ferroviária do lugar que havia sido planejada, criamos o potencial para o desenvolvimento de novas tipologias de habitações e comércios."

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

O masterplan compreende duas realidades contrastantes: uma rápida, a atual Route de Toulouse; e uma lenta, dedicada ao tráfego de pedestres para os habitantes do novo distrito e que terá lugar ao longo da linha de bonde. O escritório trabalhará os espaços públicos ao longo da linha férrea em colaboração com o arquiteto paisagista Coloco, com a consultora de sustentabilidade EGIS CONCEPT, com o escritório de engenharia EGIS e com a consultora imobiliária CBRE.

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

O OMA, com Clement Blanchet, ganhou recentemente três grandes concursos na França: a Bibliothèque Multimédia à Vocation Régionale (BMVR) em Caen, cujas obras serão iniciadas neste verão; o Parc des Expositions in Toulouse; e a Ecole Centrale at Saclay, nos arredores de Paris.

Cortesia de OMA
  • Arquitetos

  • Arquiteto Encarregado

    Clement Blanchet
  • Paisagista

    Coloco
  • Consultoria de Sustentabilidade

    EGIS Concept
  • Engenharia

    EGIS
  • Consultoria Imobiliária

    CBRE
  • Cliente

    La Fabrique Métropolitaine da Comunidade Urbana de Bordeaux
  • Ano

    2018
  • Fotografias

    Cortesia de OMA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Plano Diretor para a região Sul de Bordeaux / OMA " [OMA to Masterplan Southern Neighborhood of Bordeaux] 29 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-110736/plano-diretor-para-a-regiao-sul-de-bordeaux-slash-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.