O Edifício Yardmaster / McBride Charles Ryan

O Edifício Yardmaster / McBride Charles Ryan - Imagem 1 de 17
© John Gollings

O Edifício Yardmaster / McBride Charles Ryan - Imagem 2 de 17O Edifício Yardmaster / McBride Charles Ryan - Imagem 3 de 17O Edifício Yardmaster / McBride Charles Ryan - Imagem 4 de 17O Edifício Yardmaster / McBride Charles Ryan - Imagem 5 de 17O Edifício Yardmaster / McBride Charles Ryan - Mais Imagens+ 12

O Edifício Yardmaster / McBride Charles Ryan - Imagem 11 de 17
© John Gollings

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um pátio ferroviário de solo arenoso, apertado entre um espaço formado pelo entroncamento em "V" ao fim das plataformas 5 e 6, o Edifício Yardmaster é um equipamento de uso múltiplo para vários trabalhadores e operações associadas com o Pátio Ferroviário Southern Cross. Um edifício de serviços que no passado pode ter sido tratado de forma pragmática e banal.

O Edifício Yardmaster / McBride Charles Ryan - Imagem 3 de 17
© John Gollings

Embora inacessível ao público, a exposição excessiva do edifício lhe proporciona alta visibilidade. Sua inacessibilidade - a terra sem homens do ambiente ferroviário - se transforma em uma oportunidade: foi proposta uma caixa de jóias de proporções primorosas, sua misteriosidade é amplificada pelo contraste com o cascalho do entorno. Proporcionando encanto à experiência de andar de trem, o edifício comunica que a infraestrutura pública é importante, e por extensão, que o público é importante. O padrão delicado contradiz a fachada robusta e sofisticada que minimiza drasticamente o consumo de energia e leva a sustentabilidade a sério, sem se utilizar de clichês.

O Edifício Yardmaster / McBride Charles Ryan - Imagem 4 de 17
© John Gollings

A complexidade e o custo da construção em um ambiente ferroviário são significativos. A estratégia era minimizar a construção no local - a interferência nos trilho - e, portanto, o custo. Isto envolveu fortalecer o valor arquitetônico fora do canteiro de obra. Um sistema de pele dupla de concreto pré-moldado foi utilizado. O sistema de painéis necessita de múltiplos processos inovadores. Eles proporcionam grande valor em termos de estética e desempenho térmico. A massa interna exposta, isolada do ambiente exterior, é complementada por um sistema A/C de dutos refrigerados. As janelas são protegidas das partículas do ar e da fumaça do ambiente ferroviário. 

O Edifício Yardmaster / McBride Charles Ryan - Imagem 14 de 17
© John Gollings

O projeto exigiu consultorias com representantes dos diversos usuários, suas respectivas uniões representativas e autoridades associadas. A complexidade das partes interessadas e seus múltiplos interesses exigiu uma estratégia para desenvolver uma envoltória simples e flexível.  Ao progresso do edifício, sua interface pública não poderia se tornar refém das maquinações de uma mistura complexa de interesses envolvidos. 

O Edifício Yardmaster / McBride Charles Ryan - Imagem 2 de 17
© John Gollings

As disposições internas são simples e particionadas. Inevitavelmente isso se transformará, assim como já havia acontecido diversas vezes durante o processo de projeto. Na nossa opinião, cada cômodo deveria ter pelo menos uma bela e exótica janela.

O Edifício Yardmaster / McBride Charles Ryan - Imagem 10 de 17
© John Gollings

Os custos da construção foram cuidadosamente administrados. As dimensões dos painéis foram pensadas de modo a otimizar a produção e minimizar os gastos de energia. Os materiais foram escolhidos pelas suas resistências ao ambiente - manutenções neste tipo de ambiente tem, em geral, um custo muito elevado. Este edifício é "temperamental", e com o clima de Melbourne ele mudará rapidamente. Portanto, não importa quão ruim foi o dia, o último raio de sol da tarde nos faz lembrar de que ele realmente valeu a pena.

O Edifício Yardmaster / McBride Charles Ryan - Imagem 16 de 17
Planta do térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Melbourne, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "O Edifício Yardmaster / McBride Charles Ryan" [The Yardmaster’s Building / McBride Charles Ryan] 01 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-106489/o-edificio-yardmaster-slash-mcbride-charles-ryan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.