Projetos sustentáveis em ascensão enquanto o LEED fica para trás

O edifício de escritórios com 188 metros de Schmidt Hammer Lassen, no centro de Varsóvia, LEED Ouro

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) tem sido um termo comum no vocabulário dos arquitetos desde 1998. Desenvolvido pelo US Green Building Council, fornece uma classificação para o projeto, construção e operação de edifícios de alta eficiência, casas e bairros. LEED trouxe um novo significado para o termo Projeto Verde e tornou isso uma prioridade para criar estruturas ecológicas. Foi bem sucedido no lançamento de ideais projeto verde em nossas mentes, mas 15 anos após sua criação, seria ele necessário para o crescimento das Edificações Sustentáveis?

Leia mais após o intervalo.

Ehrlich Architects LEED Gold facility in California. © RMA Architectural Photographers

LEED possui um número de prós e contras. Estabeleceu um quadro ajustável para os projetos verdes e também legitimou-os como investimentos de negócios. Independentemente de suas muitas vantagens, estudos realizados pela McGraw-Hill e Turner Construction mostram que houve um declínio na quantidade de empresas norte-americanas que buscam a certificação LEED. Em 2008, 61 por cento das empresas norte-americanas buscaram tal certificação. Este ano, o percentual caiu para 48 por cento.

Certificação LEED para Residência de Interface Studio Architects. Cortesia de Interface Studio Architects.

Uma das razões para essa queda é devido aos custos elevados e a dificuldade do processo de certificação LEED. Os autores da pesquisa acreditam que como as empresas tornam-se mais bem informadas sobre projetos sustentáveis, estão se afastando da dependência do LEED como um guia. De fato, 52 por cento das empresas indicaram uma preferência por suas próprias normas internas no lugar de seguir as orientações e checklists do LEED.

Embora o desejo de se tornar certificados LEED está caindo, os projetos sustentáveis continuam fortes e até mesmo em ascensão. As pesquisas mostram que os projetistas e construtores estão antecipando um aumento do número de projetos verdes em seu futuro.

LEED-certified Ross Street House by RWH Design. © Zane Williams

O mercado de construção verde tem crescido imensamente de U$ 10 bilhões em 2005 para cerca de U$ 85 bilhões em 2012. Há expectativas de que o mercado ultrapasse os U$ 200 bilhões até 2016, de acordo com o relatório Dodge. 51% das empresas disseram à Turner Construction que esperam que cerca de dois terços de seus projetos sejam sustentáveis até 2015, o que é quase o dobro em relação ao percentual em 2008. Um terço dos construtores residenciais nos EUA espera "dedicar-se totalmente" a esse tipo de construção até 2016.

Embora o LEED revigore o desejo de criar edifícios verdes, sustentáveis, parece não ter mais um papel orientador para as empresas. As empresas não estão apenas criando projetos verdes para acumular pontos na escala LEED, mas sim para reduzir os custos operacionais, as demandas dos clientes e mercado e as suas próprias razões pessoais.

Via Environmental Leader e Green Source.


Sobre este autor
Cita: Wronski, Lisa. "Projetos sustentáveis em ascensão enquanto o LEED fica para trás" [Green Design on the Rise While LEED Falls Behind] 03 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-106358/projetos-sustentaveis-em-ascensao-enquanto-o-leed-fica-para-tras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.