Clássicos da Arquitetura: Torre dos Ventos / Toyo Ito

Clássicos da Arquitetura: Torre dos Ventos / Toyo Ito - Mais Imagens+ 4

O projeto de Toyo Ito para a  Tower of Winds desenvolve o pensamento do arquiteto a cerca do papel da tecnologia na arquitetura. O projeto traz e envolve a tecnologia num diálogo com a cidade. Cria-se uma relação direta, quase literal, entre o natural e a instalação.  

© Toyo Ito and Associates

Com a combinação entre um revestimento de painéis de alumínio perfurado e iluminação, o edifício ganha duas imagens bastantes distintas ao longo do dia. Durante o dia, sua superfície reflexiva, que cobre o núcleo de aço, reflete a cidade. À noite, a torre transforma-se em um jogo de luzes que traduz o som e o vento no ambiente. São 1300 lâmpadas, 12 anéis de neon e 30 holofotes alocados na base da torre.

© Flickr User wakiiii

As lâmpadas mudam de cor de acordo com o som externo, e os anéis ondulam de acordo com os ventos da cidade. A fachada então torna-se uma uma representação direta do ambiente, retratado em uma superfície cilíndrica de 21 metros de altura.

Plans

Da estação ferroviária, vê-se a torre, elevando-se na cidade como uma escultura. Um marco tecnológico que armazena tanques de água e o sistema de ar condicionado do shopping subterrâneo sobre o qual se levanta. Toyo Ito cria uma relação infinita entre tecnologia, arquitetura, a cidade, e seus habitantes.

© Toyo Ito and Associates

Toyo Ito recebeu em 1987, devido a esse projeto, o Edwin Guth Memorial Award of Excellence da Sociedade Americana de Engenharia de Iluminação.  Ito converte uma estrutura puramente técnica em um marco na cidade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nishi-ku

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Naja, Ramzi. "Clássicos da Arquitetura: Torre dos Ventos / Toyo Ito" [AD Classics: Tower of Winds / Toyo Ito & Associates] 30 Mar 2012. ArchDaily Brasil. (Trad. Fracalossi, Igor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-106267/classicos-da-arquitetura-torre-dos-ventos-slash-toyo-ito> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.