Centro Internacional de Cultura e Artes Changsha Meixihu / Zaha Hadid Architects

Centro Internacional de Cultura e Artes Changsha Meixihu  / Zaha Hadid Architects - Imagem 1 de 7
Courtesy of Zaha Hadid Architects

Zaha Hadid Architects (ZHA) revelou um ambicioso projeto de centro cultural, que começou a tomar forma em outubro, na cidade de Changsha, China. No estilo dos projetos do escritório, o Centro Internacional de Cultura e Artes Changsha Meixihu define-se pelas curvas sinuosas que se irradiam a partir de cada uma das três estruturas independentes, ligando-as por uma paisagem de pedestres, que oferece uma "forte experiência urbana", formando o que se espera ser um destino global para a arte.

Mais do centro cultural e de artes, a seguir...

Centro Internacional de Cultura e Artes Changsha Meixihu  / Zaha Hadid Architects - Imagem 7 de 7
Courtesy of Zaha Hadid Architects

O projeto incorpora uma variedade de nós cívicos e espaços: um teatro, um museu de rte Contemporânea, um Saguão multiuso e facilidades de suporte. A praça central é conformada pela posição relativa destes edifícios separados e oferece uma forte experiência urbana através do qual o fluxo de pedestres que vêm de todos os lados do local cruzam-se e encontram-se. Paralelamente, também estica-se para o exterior, para as ruas vizinhas com vistas incríveis e livres para o lago Meixi, com acesso à Ilha Festival.

Centro Internacional de Cultura e Artes Changsha Meixihu  / Zaha Hadid Architects - Imagem 3 de 7
Courtesy of Zaha Hadid Architects

O Grande Teatro é o ponto focal do projeto. É o maior espaço para performances da cidade, com uma capacidade total de 1.800 lugares. Projetado para receber espetáculos de classe mundial, o edifício possuirá todas as funções necessárias, como saguões, depósitos, restaurantes e hospitalidade VIP, assim como as funções auxiliares: salas de administração, de ensaio, logística de palco, vestiários e salas de maquiagem e guarda-roupas.

Centro Internacional de Cultura e Artes Changsha Meixihu  / Zaha Hadid Architects - Imagem 2 de 7
Courtesy of Zaha Hadid Architects

A composição do museu em três pétalas ao redor do átrio interno, justapõe-se aos retalhos dos vários espaços de galeria em uma forma verdadeiramente integrada. Com vistas externas e varandas para seu exterior, visando envolver a localização única do local e as vistas dos arredores em alguns de seus espaços de galeria. Uma praça externa, que enfrenta a Meixi Lake Road permite esculturas ao ar livre, exposições e eventos ao ar livre.

Centro Internacional de Cultura e Artes Changsha Meixihu  / Zaha Hadid Architects - Imagem 5 de 7
Courtesy of Zaha Hadid Architects

O Pequeno Teatro (Saguão Multiuso) é caracterizado por sua flexibilidade. Com uma capacidade máxima de 500 lugares, pode ser adaptado e transformado para diferentes configurações. Pode acomodar uma gama grande de funções e mostras que vão desde banquetes e eventos comerciais à pequenas peças, desfiles de moda e concertos. Uma atração comercial, este local compartilha o acesso público contínuo com áreas de varejo e restaurantes, que estão assentadas em um pátio aberto e gentilmente rebaixado ligando os visitantes ao nível do subsolo.

Centro Internacional de Cultura e Artes Changsha Meixihu  / Zaha Hadid Architects - Imagem 6 de 7
Courtesy of Zaha Hadid Architects

Embora estas instituições cívicas sejam exclusivamente definidas e separadas, elas suprem-se entre si em todos os aspectos da sua configuração com praças, que oferecem aos visitantes uma seqüência de ambientes urbanos que se relacionam com as diferentes instituições, como uma tapeçaria, injetando vitalidade urbana ao local. As horas de trabalho dos diferentes locais também se sobrepõem para garantir a continuidade durante 24 horas. Operado durante a noite, o Grande Teatro torna-se ativo quando o Museu começa a concluir as suas operações durante o dia. O pequeno teatro e os comércios e restaurantes seriam disponíveis durante dia e noite. A este respeito, beneficiam-se da proximidade um do outro, garantindo que o local seja animado 24 horas por dia. Esta composição dinâmica estabelece ainda uma relação forte com o entorno, conferindo monumentalidade ao conjunto.

Incorporando valores de elegância, funcionalidade e inovação, o Centro Internacional de Cultura e Artes Changsha Meixihu tem como objetivo tornar-se o novo nó cultural e cívico da cidade de Changsha, bem como um destino cultural global.

  • Architects

  • Projeto

    Zaha Hadid, Patrik Schumacher
  • Diretores de Projeto

    Woody Yao, Simon Yu
  • Líder de Projeto

    Simon Yu
  • Equipe de Projeto

    Zhenjiang Guo, Charles Kwan, Jinqi Huang, Neil Sansom, Pravin Ghosh, Thomas Jensen, Justin Kelly, Wandy Mulia, Uli Schifferdecker, Adrian Aguirre Herrera, Aurora Santana, Koren Sin, Johanna Huang, Yifan Zhang, Collin Spelts, Fei Liang, Adam Fingrut, Yitzhak Samun
  • Projeto Esquemático

    Zhenjiang Guo, Charles Kwan, Jinqi Huang
  • Projeto do Museu

    Tariq Khayyat, Kutbuddin Nadiadi, Diego Rossel, Gerry Cruz, Matteo Melioli, Xiaosheng Li, Yuxi Fu, Thomas Jensen, Matthew Johnson, Justin Kelly, Drew Merkle
  • Structural, Facade & Building Services Engineering

    Buro Happold
  • Consultoria do Teatro

    Theatre Projects
  • Acoustics Consultant

    Marshall Day Acoustics
  • Equipe de Concurso

    Tiago Correia ; Victor Orive, Fabiano Continanza, Zhenjiang Guo, Danilo Arsic, Ines Fontoura, Rafael González, Alejandro Díaz, Jimena Araiza (Project Team); Hannes Schafelner, Philipp Ostermaier, Jakub Klaska, Maren Klasing, Saman Saffarian, Martin Krcha, Maria Tsironi, Spyridon Kaprinis (Concept Development)
  • Fotografias

    Courtesy of Zaha Hadid Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Centro Internacional de Cultura e Artes Changsha Meixihu / Zaha Hadid Architects" [Changsha Meixihu International Culture and Art Centre / Zaha Hadid Architects] 28 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-105776/centro-internacional-de-cultura-e-artes-changsha-meixihu-slash-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.