Museu Almería / Excmo Ayuntamiento

Museu Almería / Excmo Ayuntamiento - Imagem 2 de 49Museu Almería / Excmo Ayuntamiento - Imagem 3 de 49Museu Almería / Excmo Ayuntamiento - Imagem 4 de 49Museu Almería / Excmo Ayuntamiento - Imagem 5 de 49Museu Almería / Excmo Ayuntamiento - Mais Imagens+ 44

  • Arquitetos Responsáveis: José María García Ramírez, Francisco Salvador Granados, Juan Alberto Morillas Martín
  • Arquiteto Técnico: Luís Miguel París López
  • Promotor: Prefeitura de Almería
  • Orçamento: 2.580.000 €
  • Builder: UTE Tejera-Facto
  • Cidade: Almeria
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um pequeno museu na antiga cidade de Almeria, situado ao lado da catedral, é separado apenas por uma rua estreita de pedestres. O projeto localiza-se em um terreno irregular, resultante da adição de pequenas parcelas remanescentes do tecido urbano, sendo que somente uma fachada enfrenta a parte de trás da catedral, com suas paredes de alvenaria de arenito acima dela.

Museu Almería / Excmo Ayuntamiento - Imagem 15 de 49
© Jesús Granada

O edifício é concebido como um único volume que se adapta à natureza aleatória da trama e seu espaço gira em torno de um grande vão central, de pé direito 7,50 m. A iluminação é zenital, através de quatro grandes claraboias profundas que introduzem luz indireta, com um nível uniforme.

Museu Almería / Excmo Ayuntamiento - Imagem 9 de 49
© Jesús Granada

Esta estrutura simples e sóbria estabelece um diálogo com a Catedral, em uma linguagem contemporânea. Enfrentando as fortes paredes de alvenaria de arenito da Catedral, um volume é construído onde todas as paredes, fachadas e telhado, são construídas em grandes partes de pedra bateig, com 4 cm de espessura, aplicada com juntas abertas. O outro material utilizado é o aço cortem, em uma porta de 2,5 metros ao nível da rua e englobando as quatro claraboias na cobertura. Na extremidade leste do salão principal, uma porta de 6 metros é integrada com a empena cega da fachada.

Museu Almería / Excmo Ayuntamiento - Imagem 38 de 49
© Jesús Granada

A rua de pedestres que separa a catedral do museu é pavimentada em mármore de Sierra Elvira, com 10x10x10cm, que também é usado no rodapé das paredes exteriores.

Museu Almería / Excmo Ayuntamiento - Imagem 49 de 49
Corte

Os espaços interiores foram concebidos como neutros, com uma superfície contínua pintada de branco, criando um fundo contra o qual exposições são destacadas, em um piso de madeira iroko.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Almería, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Almería / Excmo Ayuntamiento" [Museum Almería / Excmo Ayuntamiento] 17 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-103129/museu-almeria-slash-excmo-ayuntamiento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.