Coletivo MUDA e seus azulejos pela cidade

O coletivo MUDA é um grupo formado por designers e arquitetos, baseado no Rio de Janeiro, que busca o desenvolvimento da arte através de experimentações que tem como principal suporte o cenário urbano. Seus trabalhos consistem em painéis formados por módulos de azulejos e ladrilhos hidráulicos que em conjunto compõem um desenho de padronagens, combinando o clássico e o contemporâneo.

Tudo começou quando o designer João e o arquiteto Duke começaram a fazer grafitti e posteriormente começaram a trabalhar em parceria de diversos projetos. João começou a desenvolver design de padronagem pensando em aplicar esta técnica para papéis de parede e outros materiais. Até que são convidados para desenvolver um padrão para um piso de um projeto específico e começam a pensar em criar um módulo básico que poderia se replicado várias vezes para formar um desenho maior. Neste momento a paixão pela padronagem surge e a dupla começa a levar a ideia para ser aplicada na rua, pela influência do grafitti. 

Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro - Via http://coletivomuda.com.br

O coletivo é composto pelo casa de designers João Tolentino e Bruna Vieira do escritório de design Estúdio Utopia e pelos arquitetos Diego Uribbe, Duke Capellão e Rodrigo Kalache do escritório de arquitetura Movimento Arquitetura, formando o MUDA. 

Santa Teresa - Via http://coletivomuda.com.br

Cada painel é pensado especificamente para o local de inserção e cada módulo recebe um desenho específico para que entre em total harmonia com a composição. O coletivo procura encontrar locais que estejam esquecidos os desvalorizados na cidade, procurando enriquecer a experiência do transeunte e tornar o espaço mais lúdico e colorido.

Rua Voluntário da Pátria, Botafogo no Rio de Janeiro - Via http://coletivomuda.com.br

O grupo pinta seus azulejos com tinta spray pelo caráter perecível e pela influência do grafitti. Já para os clientes, os azulejos são pintados e queimados no forno para a pintura npa sair. O grupo recebe encomenda de composições de painéis (não atendem a pedidos de um único padrão de azulejo), usando o dinheiro da comercialização para financiar suas intervenções urbanas.

Casa Cor Rio - Via http://coletivomuda.com.br
Urca no Rio de Janeiro - Via http://coletivomuda.com.br
Vila Mimosa no Rio de Janeiro - Via http://coletivomuda.com.br
Bahia - Via http://coletivomuda.com.br
Estande do Governo do Estado do Rio de Janeiro no Rio+20 - Via http://coletivomuda.com.br
Elevado do Joá em São Conrado-RJ - Via http://coletivomuda.com.br
Avenida Nove de Julho em São Paulo - Via http://coletivomuda.com.br
Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "Coletivo MUDA e seus azulejos pela cidade" 10 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-101981/coletivo-muda-e-seus-azulejos-pela-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.