Casa da Póvoa / WAATAA

Casa da Póvoa / WAATAA - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa da Póvoa / WAATAA - Fotografia de Interiores, DormitórioCasa da Póvoa / WAATAA - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa da Póvoa / WAATAA - Fotografia de Interiores, IluminaçãoCasa da Póvoa / WAATAA - Mais Imagens+ 22

Tondela, Portugal
  • Equipe De Projeto: Rita Cantisano Diz, Lucas Cantisano Diz, Miguel de Gouveia André
  • Cidade: Tondela
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Póvoa / WAATAA - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© WAATAA PHOTOGRAPHY!

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto começa com a perceção do lugar. Mais do que olhar exclusivamente para o edifício pré-existente interessava olhar para o contexto mais amplo, para as suas potencialidades, condicionantes e para as relações que se estabelecem. São estas relações que fundamentam a ideia inerente ao projeto. Localizando-se em Nandufe (Tondela), a casa inspira-se neste local de tradições com história traduzindo-os em novas abordagens espaciais e construtivas. Molda-se com sobriedade, flexibilidade e equilíbrio a um estilo de vida contemporâneo. A funcionalidade funde-se com a estética, com a arte e com os elementos naturais. A casa sustém o terreno circundante estando encaixada numa pequena parcela contígua à rua, espaço público este que se relaciona de uma forma híbrida com o espaço privativo interior. Ora se fecha, ora se abre numa transição gradual e controlada.

Casa da Póvoa / WAATAA - Fotografia de Interiores, Dormitório
© WAATAA PHOTOGRAPHY!

Num nível superior, a vista estende o seu olhar sobre uma inspiradora paisagem natural ponteada por apropriações urbanas e que se transforma pausadamente ao seu próprio ritmo. A paisagem não só é captada, mas também trazida para o interior que se desmaterializa e funde-se com o exterior, proporcionando uma sensação de amplitude espacial. As suas dimensões, materiais, detalhes e design procuram sempre a maior eficácia numa experiência confortável com significado e sustentada na liberdade, na emoção e na beleza. A casa pretende ser um refúgio da vida exterior, uma pausa na acelerada experiência diária, um momento de silêncio para ver, sentir e viver melhor. Detalhes espaciais e técnicos: Piso 1: Mobilado e decorado. Design espacial que se acomoda às alterações da vida. Espaço híbrido que funciona como receção, espaço de arrumação, lavandaria e garagem, mas que pode evoluir e transformar-se acomodando outras eventuais necessidades tais como quarto extra ou escritório conforme estudo já realizado. Adaptação com intervenção mínima já que utiliza os mesmos elementos, promovendo uma readaptação dos mesmos.

Casa da Póvoa / WAATAA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© WAATAA PHOTOGRAPHY!
Casa da Póvoa / WAATAA - Imagem 27 de 27
Planta - Segundo pavimento
Casa da Póvoa / WAATAA - Fotografia de Interiores, Cozinha
© WAATAA PHOTOGRAPHY!

Piso 2: Mobilado e decorado. Uma sala/cozinha que se adapta às necessidades diárias. Conviver, cozinhar, comer e descansar partilham o mesmo espaço. Complementada por soluções de arrumação em armários lacados integrados em ilha da cozinha totalmente equipada e com bancada em mármore e madeira natural de carvalho. Bancada/guarda junto ao vão de correr para colocação de televisão, mesa de refeição. Cortina translúcida sistema franzido. Quarto com roupeiro lacado e integrado na totalidade da parede de topo do espaço. Bancada/guarda junto ao vão de correr. Cortina blackout sistema franzido. Instalação sanitária completa com painel único de azulejos pintados à mão. Infraestruturas técnicas: Climatização ambiente através de sistema de ar condicionado que simultaneamente emoldura em aguarelas exclusivas um fragmento da paisagem natural/urbana de Nandufe. Funcionalidade funde-se com a arte. Aquecimento local com salamandra a lenha que realça o caráter de refúgio. Aquecimento das águas com painel solar térmico sistema termossifão para minimização de ocupação de espaço interior.

Casa da Póvoa / WAATAA - Fotografia de Exterior, Fachada
© WAATAA PHOTOGRAPHY!

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Póvoa / WAATAA" 28 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015008/casa-da-povoa-waataa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.